Está aqui

Tutor do Bairro

O Tutor do Bairro é um programa que permite aos cidadãos participarem ativamente no processo de melhoria da qualidade de vida do seu bairro, colaborando para a criação de um serviço de proximidade mais célere e eficiente. 

O Tutor do Bairro é um interlocutor privilegiado entre a população local e os serviços da Autarquia. Cabe-lhe monitorizar, na sua área de residência, o estado da limpeza urbana, recolha de resíduos, espaços públicos verdes urbanos, espaços de jogo e recreio, calçadas, passeios, iluminação, estacionamento, segurança pública, entre outras situações. 

Sempre que se verifiquem não conformidades é o Tutor do Bairro que está mais habilitado a informar os serviços da Câmara Municipal, no sentido de agilizar a sua resolução. 

Ao envolver os moradores no processo de monitorização do espaço público, a iniciativa contribui para o fortalecimento de uma cidadania informada, ativa e responsável. 

Atualmente existem 192 Tutores do Bairro, cobrindo 95% do território municipal. Desde que o programa foi lançado, em 2009, foram efetuados pelos Tutores mais de 9.000 pedidos de intervenção, sendo que a taxa de resolução das situações ultrapassa os 90%.

Este programa será alargado a outras vertentes, valorizando ainda mais o seu potencial, através da criação de outro tipo de Tutores que cubram necessidades diferenciadas no Concelho – Tutor da Escola, Tutor da Praia e Tutor da Horta.

Separadores

Linha verde

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede