Está aqui

Clean up the Atlantic

O "Clean Up the Atlantic" é uma ação de limpeza do litoral, promovida anualmente pela autarquia, na Baía de Cascais e ao longo da orla costeira, e tem como objetivos alertar e sensibilizar a opinião pública para a problemática da poluição marítima, o seu impacte negativo na biodiversidade e, paralelamente, incentivar a prática de mergulho no concelho. 

A iniciativa é aberta a todos os voluntários com experiência em mergulho, que participam na limpeza subaquática, e ao público em geral, que tem a possibilidade de dar o seu contributo numa ação de limpeza da orla costeira. 

No final da ação, o lixo é pesado e fica exposto durante algumas horas na Baía de Cascais, de modo a proporcionar uma melhor tomada de consciência da população sobre o tipo de resíduos depositado no fundo do mar e que, muitas vezes, prejudica a fauna e flora marinhas.

Nas edições já concretizadas foram recolhidos objetos como sapatos, baterias de carros, carrinhos de supermercado e de bebé, uma garrafa de vodka, rádios, prateleiras de vidro, placas de trânsito, pneus de carros, âncoras e várias redes e covos de pesca. Desde que a iniciativa foi lançada, já foi possível retirar do mar cerca de nove toneladas de lixo.

Este projeto resulta de uma parceria da Cascais Ambiente com os centros de mergulho Cascais Dive e Nautilus-sub e a APPSA - Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia.

 

Relatório 2015

Vídeo

Separadores

Linha Cascais

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede