CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Requalificação do troço da Ribeira das Vinhas Pampilheira-Mercado

Quinta, 9 Fevereiro 2017
A requalificação do troço da Ribeira das Vinhas Pampilheira-Mercado e do seu corredor ecológico é o resultado de uma distinta e inovadora abordagem na qualificação do espaço público.

Ao longo de décadas, tem-se ponderado a qualificação do trilho existente e da valorização do património natural muito ligado à cultura rural e identidade do concelho. Para ultrapassar os sucessivos desafios, foi criada uma equipa interinstitucional que integrou os contributos de inúmeros serviços e dos proprietários dos terrenos valorizados. O objetivo desta iniciativa pretende criar um novo espaço que responda às necessidades de mobilidade suave, de regularização do caudal da ribeira e promoção da segurança contra cheias, para além da própria valorização cultural e natural existentes.

No futuro, a qualificação do trilho e do corredor ecológico prosseguirá ao longo da ribeira, aumentando a população servida e todos os que procuram um novo espaço de lazer ou soluções de contacto e vivência em meio natural. Imagine poder deslocar-se a pé do centro da Vila de Cascais até à Quinta do Pisão situada em pleno Parque Natural Sintra-Cascais, em apenas uma hora ou 30 minutos se circular de bicicleta.

Toda esta intervenção será faseada e participada. Os cidadãos e demais utilizadores podem contribuir com as suas ideias ou mesmo fazendo parte de ações de valorização da paisagem ruralizada. Trata-se, portanto, da renovação da identidade histórica do concelho para as gerações futuras num exercício sem igual de desenvolvimento sustentável.