CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Prémio Floresta é Sustentabilidade 2024

Sexta, 12 Abril 2024
Cascais Ambiente recebe galardão da categoria Economia e Sociedade

A Cascais Ambiente foi reconhecida, uma vez mais, pelas suas boas práticas ambientais, nomeadamente, os Programas de Educação Ambiental e Floresta. Esta quarta-feira, 10 de abril, recebeu a distinção na categoria “Economia e Sociedade” e cinco mil euros, no âmbito da 4.ª edição do Prémio Floresta é Sustentabilidade. Uma iniciativa da BIOND, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, que conta com o apoio da PwC, que tem por objetivo de distinguir projetos de educação ambiental e de proteção florestal que demonstrem a boa gestão e aplicação de boas práticas ambientais nas operações florestais, de forma inovadora e com importância social e ambiental.

“O nosso principal objetivo é mitigar e adaptar o nosso território aos cenários previstos. Sabemos que, no que toca à nossa floresta, os fogos vão ser mais frequentes e as condições atmosféricas que os espoletam mais agrestes. Por isso, em Cascais, temos um Plano Paisagem para a implementação de mosaico, uma forma natural de proteger o terreno através da utilização diversa dos solos”, sublinha Luís Almeida Capão, diretor Municipal do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara de Municipal de Cascais, acrescentando: “Ao dividirmos em parcelas de floresta com diferentes manchas de árvores, pasto para animais, culturas agrícolas biológicas, estamos a diminuir o potencial de progressão ou de velocidade do fogo, tendo mais oportunidades para o prevenir e combater. Este modelo de gestão do terreno que envolve a população do parque também contribui para o aumento da biodiversidade e para o envolvimento da comunidade de Cascais.”

Prémio Floresta é Sustentabilidade

O Prémio Floresta é Sustentabilidade é dirigido a entidades públicas e privadas que desenvolvam a sua atividade em território nacional, em áreas direta ou indiretamente relacionadas com atividades florestais, educação, investigação, associativismo, entre outros.

As candidaturas foram analisadas pela PwC e avaliadas por um júri reconhecido na área da floresta em Portugal. Vencedora na categoria a concurso “Economia e Sociedade”, a Cascais Ambiente foi distinguida pelas suas melhores práticas florestais.

Candidatura | Programas de Educação Ambiental e Florestal

Os Programas de Educação Ambiental e Florestal atuam em diversas áreas – escolas, munícipes e empresas –, envolvendo a comunidade local, para que todos compreendam a importância da floresta e contribuam para a sua conservação. Como exemplos, salientam-se o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA), o Projeto Oxigénio e o Programa Natura Observa, que promovem a defesa da Natureza e da Biodiversidade no concelho de Cascais, através da realização de atividades de apoio curricular, oficinas de Natureza, visitas guiadas e ações de voluntariado, aproximando o cidadão do paradigma da conservação e preservação dos ecossistemas, promovendo uma cidadania ativa e capacitando o munícipe como agente do processo de mudança.

Esta estratégia de educação e sensibilização ambiental só é possível a par de um trabalho contínuo de gestão do património florestal do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC). Neste sentido, desde 2021, as intervenções florestais no PNSC totalizaram 403 ha de controlo de flora exótica, desbaste de povoamentos, mosaicos e faixas de gestão de combustível e encontra-se em elaboração o Plano de Gestão Florestal para as áreas geridas pela Cascais Ambiente (953,2 ha).

Saiba mais sobre o Prémio Floresta é Sustentabilidade aqui