CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais expõe boas práticas em workshop do Pacto dos Autarcas

Quarta, 25 Maio 2016
Smart Cities
Cascais foi um dos municípios participantes no worshop dedicado ao Pacto dos Autarcas, na Conferência Internacional Zoom Smart Cities, que teve lugar na semana passada em Lisboa. A experiência de Cascais em matéria de políticas energéticas sustentáveis foi partilhada por Luís Capão, administrador da Cascais Ambiente.

O Plano Municipal de Eficiência na Iluminação Pública, com uma poupança estimada de mais de 300 mil euros por ano; o Plano de Modernização de Semáforos, que permitirá emitir menos  92 toneladas de CO2 por ano e a poupança de 52 mil euros por ano, e a realização de auditorias energéticas em edifícios da autarquia, foram algumas das medidas apresentadas por Cascais.

A sensibilização ambiental, que envolveu mais de 100 000 jovens e 108 escolas do concelho, e o trabalho realizado em matéria de adaptação às alterações climáticas, que permitiu construir uma rede local de adaptação com mais de 130 pessoas e 20 entidades distintas, foram outros dos casos apresentados.

Cascais faz parte do Pacto dos Autarcas desde fevereiro de 2009, ficando a autarquia comprometida a adoptar medidas de luta contra o aquecimento global. A criação deste Pacto , considerado a mais importante iniciativa urbana global ao nível do clima e da energia, tem como objetivo a colaboração entre municípios e países no sentido de reduzirem 20 por cento das suas emissão de gases com efeito de estufa (GEE) até 2020.