Está aqui

Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal

Ainda sem votos

O Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal é um espaço vocacionado para divulgar valores do Património Natural, com uma localização invejável em São Pedro do Estoril, que funciona como uma montra virada para a linha de costa e para o mar. 

O espaço vocacionado para a educação ambiental beneficia da diversidade biofísica que se gera do encontro da terra com o mar e da riqueza cénica da zona envolvente, proporcionando óptimas condições para o visitante desfrutar das características biofísicas e paisagísticas singulares da "Ponta do Sal". Está situado junto à Zona de Interesse Biofísico das Avencas (ZIBA) – que apresenta características ímpares do ponto de vista biológico, geológico e geofísico, e está integrado desde 2007 na Grande Rota Europeia dos Pedestrianistas – um percurso pedestre transeuropeu que atravessa a Europa e que incluiu S. Pedro do Estoril no mapa dos locais de Turismo da Natureza da Costa de Cascais. 

O Centro é considerado o primeiro "Zero Energy building" público em Portugal, de acordo com a ADENE - Agência de Energia. Esta classificação traduz-se na diminuição progressiva da “Pegada Ecológica” deste edifício, aproximando-o da autossuficiência energética. 

RESULTADOS

Ao longo dos 11 anos de existência, o Centro conseguiu atrair milhares de visitantes, com especial destaque para a população escolar e para o público em geral, tendo recebido diversas iniciativas de cariz associativo, social, desportivo, cultural, ambiental, de lazer e de recreio. 

A realização de eventos também ganhou destaque, com entidades empresariais a escolher este espaço (com Sala Multiusos; Auditório com capacidade para 36 lugares e Cafetaria com esplanada) para o desenvolvimento de Formações, Team Building, Apresentações, entre outras iniciativas.

COMO SURGIU

O Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal foi construído em 2005 pela Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do POOC – Plano de Ordenamento da Orla Costeira do troço Cidadela / Forte de S. Julião da Barra.

Outras valências:

 

Tabs

Galeria: 

Linha verde

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede