Está aqui

Serviços

Linha verde

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede

Desinfestações

Em todas as zonas e espaços públicos do concelho de Cascais e nas escolas oficiais do 1.º ciclo são efetuadas, permanentemente, campanhas de desratização, desinsetização, desbaratização e de combate a outros tipos de pragas e infestantes. Se precisa de solicitar o serviço de desinfestação contacte-nos pela Linha Verde 800 203 186 (chamada gratuita), de 2.ª a 6.ª feira, das 9:00 às 17:00, ou preencha o formulário de pedido de serviço.

 

 

Educação e Sensibilização Ambiental

Sensibilização Ambiental: Consciente do seu papel na defesa do ambiente e na melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, a Câmara Municipal de Cascais desenvolve anualmente um Programa de Sensibilização Ambiental, disponibilizando inúmeras atividades, teóricas e práticas destinadas às escolas do concelho. 
As atividades abrangem áreas tão distintas como resíduos, energia, mar, espaços verdes ou biodiversidade e contemplam todos os ciclos de ensino, desde o pré-escolar.

Conheça as atividades para 2015/2016 AQUI.

Veja ainda um resumo das atividades desenvolvidas na sensibilização e educação ambiental desde 2007.

Fiscalização ambiental

A Cascais Ambiente tem em permanência dois colaboradores dedicados à fiscalização ambiental. Ajude-nos a manter a qualidade no serviço de limpeza urbana e recolha de resíduos.
Sempre que detetar irregularidades contacte-nos pela Linha Verde 800 203 186 (chamada gratuita), de 2.ª a 6.ª feira, das 9:00 às 17:00, ou preencha o formulário de pedido de serviço.

 

 

Gestão de Espaços Verdes Urbanos

Os numerosos e diversificados espaços verdes e parques de Cascais são ideais para todo o tipo de atividades ao ar livre, ao mesmo tempo que prestam valiosos serviços ambientais, culturais e económicos para a população.

Conheça o importante património natural do Concelho, nomeadamente o arbóreo, através do nosso Guia de Espécies e experiencie-o de perto, percorrendo a Rota das Árvores de Cascais. Veja aqui um percurso.

Pode encontrar em Cascais vários parques infantis, rigorosamente geridos e concebidos para oferecer as melhores condições lúdicas e de segurança às crianças. Aproveite também para conhecer as Hortas de Cascais, visitando-as, ou até participando como horticultor. 

Na gestão dos espaços verdes do Município, a preocupação com a sustentabilidade ambiental e económica dos recursos utilizados é uma realidade há muito implementada, nomeadamente na aplicação de boas práticas de gestão da água de rega, tanto na fase de projeto das zonas verdes, como durante a posterior manutenção.

A produção das plantas utilizadas em novos povoamentos e replantações nos espaços verdes é maioritariamente feita localmente, no concelho de Cascais. A Cascais Ambiente estabeleceu uma parceria com a CERCICA (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais) no sentido de contribuir para a integração social de jovens com necessidades especiais. Através deste protocolo, a CERCICA fornece plantas arbustivas e herbáceas e os jovens da instituição realizam a manutenção de alguns espaços verdes.

O combate às pragas e doenças das árvores é outra das preocupações na gestão dos espaços verdes de Cascais. Saiba mais sobre:

 

 

Grandes produtores

Algumas atividades económicas, pela sua dimensão necessitam de um serviço de recolha de resíduos específico e adequado à atividade desenvolvida. A Cascais Ambiente dispõe de um serviço de recolha de resíduos adequado  às necessidades dos grandes produtores.

Para solicitar este serviço ligue pela Linha Verde 800 203 186 (chamada gratuita), de 2.ª a 6.ª feira, das 9:00 às 17:00, ou preencha o formulário de pedido de serviço.

 

 

Licença Especial de Ruído

A Licença Especial de Ruído é emitida pela Câmara Municipal de Cascais para atividade ruidosa temporária.
Entende-se por atividade ruidosa temporária aquela que, não constituindo um ato isolado, tenha caráter não permanente e que produza ruído nocivo ou incomodativo para quem habite ou permaneça em locais onde se fazem sentir os efeitos dessa fonte de ruído tais como obras de construção civil, competições desportivas, espetáculos, festas ou outros divertimentos, feiras e mercados.

Dados para a Instrução do Processo
É obrigatório preencher todos os elementos de identificação do requerimento Licença Especial de Ruído, por forma a agilizar a necessidade de um contacto para esclarecimento de dúvidas.
Deve indicar, obrigatoriamente, a atividade, o local de realização da mesma, bem como a justificação da sua realização.
Caso se trate de um evento, é obrigatório indicar a sua duração e se exige a utilização de equipamentos sonoros.

Documentos a juntar:
- Fotocópia do BI ou NIF ou Cartão de Cidadão
- Planta de Localização à Escala 1 / 2000 (também disponível no SIG)
- Planta do espaço com a disposição das fontes sonoras
- Memória descritiva com justificação da realização da atividade no local, as medidas de prevenção de ruído, o tipo de equipamento utilizado e outras medidas adequadas.

Aceda ao serviço AQUI

Limpeza Urbana

Varredura de ruas: A varredura manual e mecânica das ruas é assegurada por uma equipa de 170 pessoas. Abrange todo o concelho de Cascais, com frequências que variam entre quinzenal, semanal e diária. Esta equipa realiza ainda as varreduras de feiras e mercados municipais (periódicas) e outros eventos (pontuais).

Lavagem das ruas, recintos de feiras, túneis e limpeza de passeios: A lavagem das ruas, recintos de feiras e túneis é efetuada de uma forma manual ou com recurso a equipamento mecânico específico. A sua frequência é quinzenal, semanal, tri-semanal ou diária. A lavagem de ruas e recintos de feiras é efetuada recorrendo a lava-ruas. Na lavagem de túneis recorre-se à lavagem manual, com apoio de meios mecânicos. De forma a garantir melhores condições de higiene nestes locais, a Cascais Ambiente utiliza também desinfetantes no processo de lavagem. No âmbito da limpeza de passeios, e de forma a garantir a eliminação das ervas daninhas, recorre-se à monda química - processo que utiliza herbicidas residuais e sistémicos, certificados e inócuos para a saúde pública, sendo aplicados rigorosamente de acordo com as instruções de utilização.

Limpeza de sarjetas, sumidouros e bocas de lobo: A Cascais Ambiente realiza com regularidade a sua limpeza preventiva bem como o seu desentupimento superficial. Em situações mais profundas, informa os serviços especializados (Serviços de Águas de Cascais).

Recolha e manutenção de papeleiras e dispensadores para dejetos caninos: É realizada diariamente a recolha e substituição dos sacos, bem como a manutenção das peças que constituem estes equipamentos e a sua limpeza. A recolha dos resíduos das papeleiras é feita por equipas próprias, que utilizam meios específicos para esta tarefa.

Limpeza de terrenos: A Cascais Ambiente efetua a limpeza de todos os terrenos municipais, ribeiras, linhas de água e valetas dentro do perímetro urbano do concelho. Desta forma garante o normal escoamento de água e a limpeza geral destas áreas. Estes serviços têm uma periodicidade definida, concentrando-se nos períodos mais secos, mas também podem ser efetuados a pedido.

Limpeza de praias: A limpeza das praias do concelho é efetuada diariamente, assim como as áreas envolventes e respetivos acessos, recorrendo a meios manuais e mecânicos.

 

Recolha de Cortes de Jardim

A remoção de resíduos de cortes de jardim é feita diariamente em todo o concelho, através de circuitos predefinidos, de acordo com os pedidos efetuados.
Marque a sua recolha com 48 horas de antecedência. Ligue pela Linha Verde 800 203 186 (chamada gratuita), de 2.ª a 6.ª feira, das 9:00 às 17:00, ou preencha o formulário de pedido de serviço.

 

 

 

Páginas