Está aqui

A Horta da Quinta

Venha

Produção Biológica

A Horta da Quinta do Pisão

A produção hortícola iniciou-se na Quinta do Pisão em 2013, após a preparação e instalação de infraestruturas de rega numa parcela com cerca de um hectare. A parcela é dividida sensivelmente ao meio pela ribeira da Mula e dispõe de um poço antigo usado para captação de água para rega.

As culturas hortícolas são variadas ao longo do ano e o plano de plantação é feito considerando os princípios de agricultura biológica, de forma a prevenir doenças e pragas. Associadas às hortícolas foram plantadas algumas espécies aromáticas e medicinais, nomeadamente, as habitualmente usadas para efusões: erva-príncipe, erva-cidreira, lúcia-lima, entre outras.

As hortícolas habitualmente produzidas são: abóbora, acelga, alcachofra, alface, alho, alho-francês, batata, beterraba, brócolos, cebola, courgettes, couve-coração, couve-flor, couve-galega, couve-portuguesa, couve-roxa, ervilhas, espinafres, favas, feijão-verde, funcho, melancia, melão, meloa, pepino, pimento, tomate.

Em 2014 foram plantadas na parcela da horta, em duas zonas periféricas, diversas espécies de árvores de fruto, nomeadamente: ameixeira, damasqueiro, diospireiro, laranjeira, limoeiros, macieira, nespereiras, pereira, romãzeira e tangerineira.

As aromáticas foram instaladas em 2014, numa parcela de aproximadamente 8500 m2, tendo sido plantadas 4500 plantas da espécie alfazema.

Toda a atividade agrícola é feita em modo de produção biológico ou em fase de conversão. Em fase de conversão estão as plantas aromáticas e as fruteiras. A certificação dos produtos comercializados é feita pela SATIVA – Controlo e Certificação de Produtos. A totalidade da produção é escoada em vendas no local ou em cabazes quinzenais, através de uma parceria com o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais (CCD Cascais).

Em parceria com o Centro de Apoio Social do Pisão são elaborados doces e compotas com o excedente da produção, nomeadamente, tomate e marmelo.

Separadores

Linha Cascais

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede