Está aqui

Prémios

2017
Janeiro 2017 - Green Project Awards: Cascais Ambiente recebeu uma menção honrosa na categoria Cidades Sustentáveis. Foi distinguida nos Green Project Awards pela plataforma de gestão inteligente de resíduos

http://www.cascaisambiente.pt/pt/noticias/cascais-ambiente-distinguida-n...  

2016
Setembro 2016 - Quality Coast Awards: Cascais recebeu a distinção “Ouro” do Green Destinations Awards - Melhores Destinos Costeiros com Políticas Ambientais Sustentáveis. O galardão colocou Cascais no Top 100 dos Destinos Sustentáveis à escala global.

http://www.cascaisambiente.pt/pt/noticias/quality-coast-awards-cascais-c...

2015
Março 2015 - “A Smart Project for Smart Cities: O sistema de “Gestão de Resíduos e de Sensores de Enchimento das Ilhas Ecológicas” do município de Cascais foi reconhecido com o prémio “Selo - A Smart Project for Smart Cities”. Atribuído pela associação “INTELI - Inteligência em Inovação, Centro de Inovação”, o prémio foi entregue no Centro de Congresso de Lisboa, no âmbito da Green Business Week. 

http://www.cascais.pt/noticia/sistema-de-gestao-de-residuos-de-cascais-d...

Abril 2015 - Prémio de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos: A Cascais Ambiente recebeu o Prémio de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos 2014, no tema qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos. Atribuído pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e pelo jornal Água & Ambiente, o prémio atesta “a reciclagem acima da meta estipulada, a recuperação de gastos adequada à prestação do serviço sem comprometer a acessibilidade económica e a utilização adequada dos recursos energéticos”. A entrega decorreu no âmbito do 9.º Fórum Nacional de Resíduos.

http://www.cascais.pt/camara-residentes/destaque/cascais-ambiente-vence-...

Outubro 2015 - Galardão ECOXXI: Com um índice de sustentabilidade superior a 80%, relativo ao seu desempenho em 2014, Cascais destaca-se com pontuação máxima nas áreas da Conservação da Natureza, Implementação do Programa Bandeira Azul, Áreas Classificadas e Cooperação com a Sociedade Civil.
 
http://www.cascaisambiente.pt/pt/noticias/cascais-recebe-galardao-ecoxxi...

Dezembro 2015 - Certificado Internacional do Programa da Bandeira Azul: O município de Cascais foi galardoado, pela primeira vez, com o Certificado Internacional do Programa da Bandeira Azul pela atribuição consecutiva nos últimos cinco anos da Bandeira Azul a 11 praias do concelho. Cascais arrecadou ainda o 2º lugar no Concurso de Práticas Sustentáveis com o vídeo realizado pelos jovens participantes do programa “Maré Viva”. Em causa estão as boas práticas levadas a cabo pelo município ao nível da Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos, Segurança e Serviços.

http://www.cascaisambiente.pt/pt/noticias/cinco-anos-bandeira-azul-recon...

2014
PRÉMIO VISTAS INTERNACIONAL

Sustainable Destinations Global Top 100: Cascais está entre 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo
http://www.cm-cascais.pt/noticia/cascais-recebe-premio-na-area-do-turism...

Climate Star: num universo de 1.600 municípios, Cascais foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido na educação ambiental nas escolas

Trivago: Cascais é o 7.º melhor destino de praia do sul da Europa entre 50 destinos  
http://www.cm-cascais.pt/search/node/trivago?filter=1%2C0%2C0%2C0%2C0%2C...

2013
Maio 2013 - “QualityCoast Silver2013”- Cascais foi classificado entre os 20 destinos “QualityCoast 2013” que definem as zonas turísticas costeiras mais sustentáveis da Europa. O concelho foi distinguido dia 20 de maio de 2013 com o selo de prata “Silver Quality Coast”. Além de Cascais, em Portugal, a lista integra apenas mais três locais: Açores, Lagos e a Região Oeste.
Junho 2013 – Prémio Praia + Acessível, primeiro lugar a nível nacional com a Praia da Conceição. Galardão instituído pela Fundação Vodafone Portugal.

2012
Novembro 2012 (PRÉMIO ANUAL) Galardão ECOXXI 2012
Prémio distingue municípios pelas práticas de sustentabilidade - Cascais tem recebido desde a primeira hora a bandeira ECOXXI (já soma seis), um galardão instituído pela Associação Bandeira Azul da Europa para reconhecer as boas práticas e políticas de sustentabilidade dos municípios portugueses. 

2011
Prémio Praia + acessível 2011
segundo lugar com Praia da Conceição. A Praia da Conceição, em Cascais, foi uma das duas vencedoras da edição de 2011 do Prémio “Praia + Acessível” criado no âmbito do programa "Praia Acessível - Praia para Todos", lançado pela Fundação Vodafone Portugal que reconhece a praia que, durante a época balnear, se distinguiu ao nível de boas práticas instituídas na área das acessibilidades. (revelado em março 2012)

2010
Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista – Eco-Cabana
- A Cascais Natura conquistou o 1º Prémio na “Urba Verde 2010”, na categoria Espaços Públicos Exteriores de Equipamento, com o projeto do espaço envolvente da Eco-Cabana, implementado junto do Parque Marechal Carmona, em Cascais. Este espaço premiado destaca-se por constituir uma zona de informação de turismo de natureza ao ar livre, entre vegetação espontânea do parque natural Sintra-Cascais. Foi desenvolvido sobre uma área degradada, com salvaguarda das espécies vegetais existentes. Privilegia a orientação para vistas preferenciais, a adequação à morfologia do terreno, a minimização do abate de árvores e arbustos e a inserção em zona urbana. 

Prémio Optimus Innovation Awards “ Parceiros na Inovação” – CIAPS - Prémio concedido pela Optimus no escalão de parceiros na inovação. Este prémio, em parceria com a Tellus, reconheceu o trabalho de monitorização e gestão integrada dos consumos de energia do CIAPS - Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, bem como da iluminação pública LED da sua envolvente.

Prémio IEE Energy Cities – Menção Honrosa (Certificação Energética) Reconhecimento do trabalho levado a cabo em Cascais no âmbito do projeto internacional Display, de certificação energética de edifícios municipais. Cascais foi uma das finalistas do prémio anual do Energy Cities.

Prémio Excelência no Trabalho 2010/2011 - A EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais foi a vencedora do sector Autarquias, Empresas Municipais, Institutos Públicos e Associações, na dimensão de média empresa com um resultado de 79,69%, tendo sido considerada como “um exemplo a seguir pela Administração Pública”. A iniciativa “Prémio Excelência no Trabalho 2010/11” é promovida pela consultora Heidrick & Struggles, em parceria com o Diário Económico e a ISCTE Business School, iniciativa esta, que pretendeu determinar quais as empresas que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência no desenvolvimento do capital humano, em Portugal. 

Medalha de Bronze do Galardões Rede Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente – Projeto Caça-Watts - Os Galardões Rede Climática pretendem distinguir os melhores projetos nacionais na área das energias e alterações climáticas, nomeadamente os que têm dado, ou perspetivam dar, um contributo concreto na redução da emissão de gases com efeito de estufa e na implementação prática da política comunitária em matéria de energia e alterações climáticas. Integra o projeto/eventos sobre energia e alterações climáticas, financiado pela Comissão Europeia através do CIEJD - Centro de Informação Europeia Jacques Delors

2009
Green Projects Award – Menção Honrosa (P. Oxigénio)
(http://gpa.pt/) – a importância do Projeto oxigénio foi reconhecida na segunda edição deste prémios pela sua transversalidade, pois atua na sociedade em prol da conservação dos valores naturais e recuperação de áreas naturais. O prémio visa reconhecer boas práticas em projetos, implementados em Portugal, que promovam o desenvolvimento sustentável, como complemento ao movimento de sensibilização para as temáticas da sustentabilidade, alertando e consciencializando a Sociedade Civil para a importância do equilíbrio ambiental, económico e social; Dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e/ou instituições que identificaram uma oportunidade no apoio e promoção da sustentabilidade e que atuaram positivamente na construção do desenvolvimento sustentável; Envolver os jovens, tanto a nível individual como a nível associativo, condicionando os seus comportamentos e atitudes, adotando e criando práticas sustentáveis; Reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.]

Prémio IEE Energy Cities – Menção Honrosa (Caça-Watts)  Reconhecimento do trabalho levado a cabo em Cascais no âmbito do projeto Caça Watts. Cascais esteve presente no encontro anual da organização Energy Cities, no qual fez uma apresentação do projeto e seus resultados.

2008
Prémio de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos – Menção Honrosa Águas de Cascais – A ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos em parceria com o Jornal - Água&Ambiente procede à atribuição anual dos “Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos” às entidades gestoras portuguesas que mais se distingam nesta área.

Prémio de Boas Práticas Countdown 2010 – A Agência Cascais Natura ganhou o prémio de melhor exemplo de boas práticas na defesa da biodiversidade atribuído pela “CountDown 201, uma rede pan-europeia de parceiros que trabalha para recuperar a estrutura e o funcionamento dos sistemas naturais para travar a perda de espécies, habitats e paisagens na Europa até 2010.

2007
Prémio Ideias Verdes Água de Luso - Expresso Eco-Cabana – Foi atribuído a Cascais pelo projeto Eco-Cabana reconhecendo as suas características inovadoras e respeitadoras do ambiente - O “Prémio Ideias Verdes Água de Luso – Expresso” é uma iniciativa conjunta da Sociedade Central de Cervejas – Água de Luso e da Sojornal - Jornal Expresso, cujo objetivo é dar expressão a potenciais valores na concretização de projetos inovadores e relevantes para a sociedade portuguesa na área do Ambiente. Está subordinado aos seguintes temas: - Biodiversidade e Ciências da Vida, Água e Mudanças Climáticas e Territórios Florestais e Proteção Civil.

Linha Cascais

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede