CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Vamos reforçar a Floresta Autóctone em Cascais durante nove dias!

Sexta, 10 Novembro 2017
Semana da Floresta Autóctone
A Cascais Ambiente volta a desafiar a população a valorizar a floresta originária do território de Cascais, com a Semana da Floresta Autóctone. A decorrer entre os dias 18 e 26 de novembro, a iniciativa conta com uma multiplicidade de ações dirigidas às mais variadas faixas etárias.

Todos os dias há ações de plantação, algumas dirigidas à população escolar, outras à população geral. Para reforçar o conhecimento em torno da importância das espécies autóctones, a Casa da Cal, na Quinta do Pisão, acolhe a 19 de novembro a palestra  “Florestas, Saber um pouco mais” com o especialista Rui Queirós, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Para os mais pequenos, o Clube dos Cascalitos também tem uma programação diária especialmente dedicada à floresta autóctone. Ainda para os mais jovens está programado um percurso sensorial no Parque Marechal Carmona: aqui pretende-se que o património natural seja descoberto e apreendido através dos sentidos.

A pensar já na época natalícia está prevista uma Venda de Pinheiros Sustentáveis, dias 25 e 26 de novembro, na Quinta do Pisão (não perca!). E os mais aventureiros podem aproveitar o Open Day no Pedra Amarela Campo Base para desfrutar da renovada Pista de Arvorismo. Se quer aproveitar para fazer um passeio na natureza, aproveite o Trilho das Quercínias – um passeio guiado pela Quinta do Pisão para conhecer as seis espécies de carvalhos aqui existentes ou até participar na sua plantação nos dias 18 e 25 (sábados) de manhã. Conheça o programa em detalhe aqui.

As florestas autóctones têm especial importância porque estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, logo, são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas. Este tipo de florestas contribui ainda para uma melhor preservação do ecossistema local e são normalmente mais resistentes e resilientes aos incêndios florestais.