CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Tires | Bairro 16 de novembro tem novos espaços

Terça, 22 Novembro 2016
O Bairro 16 de Novembro, em Tires, na freguesia de S. Domingos de Rana, tem a partir deste sábado, 17 de novembro, três novos espaços: uma horta comunitária, um parque infantil recuperado e o Jardim Diamantino Dias, ali morador há 40 anos e o principal impulsionador da legalização do bairro.

A manhã foi animada entre os moradores do Bairro 16 de novembro. Amigos, vizinhos e famílias juntaram-se para uma homenagem a Diamantino Dias, que deu nome a um jardim, inaugurado neste dia pelo próprio e pelo presidente da Câmara de Cascais. “Uma palavra de reconhecimento, como presidente de Câmara, ao senhor diamantino que é um homem de coração grande, muito empenhado, muito resistente, muito resiliente e que ajudou toda a comunidade à sua volta. Era um problema comum de todos”, realçou Carlos Carreiras, acrescentando: “Muito obrigado ao senhor Diamantino por termos o privilégio de o ter no nosso concelho. Estes são grandes cidadãos que agem no dia a dia a praticar a cidadania. O senhor Diamantino deve ser um exemplo inspirador para todos nós”.  Após a inauguração do jardim com o seu nome, Diamantino Dias era um homem emocionado: “Estou muito feliz. Quando nós conseguimos uma coisa que deu tanto trabalho, ficamos felizes”, disse Diamantino Dias referindo-se à legalização do bairro, que aconteceu em 2009, adiantando que: “Foi um dia em grande para muitos. Reconheceram o trabalho que fizemos”.
As crianças também têm agora o parque infantil renovado. “O bairro é uma zona só de vivendas. Agora já temos parque para vir ao fim de semana com as crianças”, disse Bruno Silva, morador no Bairro 16 de novembro. Paula Catita acrescenta: “O parque infantil já não estava próprio para as crianças. Temos muitas crianças e faz sentido termos um parque novo.”

A manhã terminou à volta da nova horta comunitária. Ao todo, 28 talhões, foram entregues, um a um. “É uma boa iniciativa para mostrar à minha filha como é a vida no campo. É importante para as crianças verem de onde vem o que comem”, disse  Ricardo Gonçalves que já tem planos: “Vou semear hortícolas de época, rúcula, alfaces, tomate cherry e plantas aromáticas. Vamos aproveitar para conhecer os vizinhos porque estamos a viver no bairro há um mês”, conclui, dizendo que o trabalho na horta é uma boa oportunidade para conhecer os vizinhos, uma vez que chegou há um mês. Um dos vizinhos é Manuel Mira que vai semear “tomate, cenouras, alfaces e courgettes”. E a Natacha Catita quer semear “couves já para o Natal”. A moradora Vera Catita considera  “muito importante o convívio e socialização uns com os outros” e lança um desafio aos vizinhos: “Fazermos juntos ‘o dia das sopas’”.  

No total, existem no concelho 377 hortas comunitárias e uma vinha comunitária. “Até ao final do ano queremos ter 450 talhões”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais.
Três novos espaços na freguesia de S. Domingos de Rana que Paulo Teixeira, da associação de moradores, considera serem “muito importantes para a comunidade. Foi uma iniciativa muito boa”. O investimento total, suportado pela autarquia, foi de cerca de 100 mil euros.