CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

A sua árvore de natal já é sustentável?

Quarta, 6 Dezembro 2017
Economia Circular
A contagem decrescente para o Natal já começou...é tempo de preparar a árvore! Aproveite os pinheiros sustentáveis que a Cascais Ambiente disponibiliza (a preço simbólico), todos os domingos, no Mercado da Vila.

A iniciativa lançada na Semana da Floresta Autóctone (18 a 26 de novembro)  foi prolongada no sentido de proporcionar ao máximo de pessoas a possibilidade de terem um pinheiro autêntico, mas proveniente da gestão sustentável da Quinta do Pisão. O que é que isto significa? O pinheiro-de-alepo é uma espécie exótica em Cascais, por isso, ciclicamente é alvo de ações de desbate como forma de promoção da regeneração natural e redução do risco de incêndios florestais. Os pinheiros cortados nestas ações são habitualmente transformados em estilha (triturados)  e posteriormente incorporados nos solos (recuperação de nutrientes) funcionando como alimento das plantas autóctones.

Com a venda destes pinheiros como Árvores de Natal, a Cascais Ambiente incorpora os princípios da Economia Circular, uma vez que prolonga o ciclo de vida dos pinheiros, evitando ainda que sejam adquiridas as tradicionais árvores produzidas a partir de combustíveis fósseis, que têm emissões de CO2 associadas e que não podem ser recicladas.

Para assegurar que o ciclo não é quebrado e que depois de utilizada a árvore volta à natureza, a Cascais Ambiente disponibiliza a Casa da Cal (Quinta do Pisão) para recepcionar os pinheiros depois da época natalícia.

Ao adquirir esta Árvore de Natal Sustentável contribui assim para a redução da produção de resíduos, da emissão de CO2 e dos impactos das alterações climáticas. Mas também ajuda a aumentar a floresta autóctone em Cascais e a consciência ambiental dos que se juntarem à volta da sua árvore.

Se quer reservar uma Árvore de Natal Sustentável também pode fazê-lo para o email: atividadesnatureza@cascaisambiente.pt.