CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Semana do Ambiente Cascais 2017

Terça, 14 Março 2017
Com um terço do território ocupado por Parque Natural, Cascais celebra de 17 a 26 de março a Semana do Ambiente. População escolar e munícipes em geral são mobilizados para darem o seu contributo e está mesmo agendada uma Auditoria Ambiental ao edifício dos Paços do Concelho em que os inspetores são alunos do 1º ciclo. Destaque para uma caminhada noturna e um acampamento familiar em pleno Parque Natural. Mas há também plantações, passeios, leituras e concertos no parque e um inesquecível Dia do Pai.

As ações arrancam dia 17, até lá é necessário inscrever-se, por isso não se atrase. Difícil vai ser escolher em que ações participar, mas o leque é variado. 

Dia 24, a partir das 10h00, cerca de 25 alunos do 3º ano da EB 1 de Caparide vão aproveitar a Semana do Ambiente para fazer uma Auditoria Ambiental às instalações da Câmara Municipal de Cascais. Em análise vai estar a situação ambiental de alguns departamentos, na vertente dos Resíduos, Energia e Água. Além de apresentarem as suas conclusões, os alunos vão sugerir medidas corretivas e preventivas, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no edifício.

Para a população em geral importante será agendar os melhores momentos. Por exemplo, na sexta-feira dia 18, com a ajuda da Pegadas Noturnas vai ser possível conhecer a Serra de Sintra à luz da lua. No Dia do Pai, a festa do Ambiente começa logo de manhã na Quinta do Pisão com um passeio a cavalo. Segue-se um passeio a pé do Pedra Amarela à Peninha para caminhantes mais experientes. À tarde, a partir das 15h00, há um passeio vocacionado para os mais pequenos no novíssimo trilho da Ribeira das Vinhas.

Na noite de 25 para 26 de março, há acampamento familiar no Campo Base Pedra Amarela. Pensada para reforçar o contacto com a natureza e o relacionamento intergeracional, esta atividade envolve caminhadas nos trilhos, montagem da tenda, acender da fogueira e um momento de consciência da terra. A inscrição é obrigatória. Preparados?

Numa opção mais ligeira, pode sempre optar-se por uma manhã de leituras junto às árvores no Parque Marechal Carmona ou Quinta da Alagoa ou por um concerto “verde” assegurado pela equipa responsável pelos espaços verdes municipais, dia 25 às 15h00, no Parque Marechal Carmona.

Inscrições AQUI!