CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Um saco cheio de saberes e de sabores

Segunda, 6 Março 2017
Hortas de Cascais
Os jovens da Fundação O Século chegaram, ao início da tarde de sábado, à Horta Comunitária do Alto da Parede e estavam longe de prever o que iria ali acontecer. Não porque não soubessem o programa exato daquele ato de doação, mas porque ao espírito solidário juntou-se a curiosidade dos miúdos e a esta mais solidariedade dos graúdos.

A iniciativa dá pelo nome de “Verdes Solidários” e a ideia nasceu por proposta da autarquia aos horticultores das hortas comunitárias do concelho entregando a estes 1000 couves portuguesas para cultivo para que depois fossem doadas a instituições.

Duas delas, o Centro Paroquial do Estoril e a AISA – Associação de Apoio Social Nossa Senhora d’Assunção já tinham recebido o seu quinhão durante a semana. No sábado era a vez dos horticultores da Horta Comunitária do Alto da Parede fazerem o mesmo neste caso com uma particularidade: eram as crianças que se deslocavam às hortas e colhiam os produtos doados.

Ora, o surpreendente foi que, chegadas as crianças ao local, 9 jovens, as perguntas saltaram uma após outra. Umas suscitadas pela tarefa que tinham pela frente, colher produtos hortícolas, outras porque a curiosidade é uma praga e das boas.

Resulta que os miúdos saíram da horta mais ricos e não falamos apenas dos produtos recolhidos, mas sobretudo do conhecimento que acrescentaram: como se planta uma couve ou outro produto hortícola, que fazer para cuidar dele e vê-lo crescer saudável e, depois, como colher.

Estavam todos já prontos a fechar a tarde com a sacola cheia de saberes e sabores surgem então mais horticultores de hortas comunitárias vizinhas doando, também eles, alguns produtos hortícolas.