CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Orçamento Participativo: Número recorde de hortas comunitárias em Cascais | Parque Quinta da Bela Vista | Carcavelos

Terça, 10 Novembro 2015
Fruto do Orçamento Participativo, de 2012, a Quinta da Bela Vista, em Carcavelos, tem agora um novo espaço – Parque da Quinta da Bela Vista - que contempla uma zona de lazer, equipamento infantil, circuito de manutenção e 22 novas parcelas de hortas comunitárias. Esta 12ª horta junta-se às restantes e perfaz, no total, 220 parcelas em Cascais. Ao serviço da população, o Parque da Quinta da Bela Vista conta ainda com uma vinha comunitária que possibilitará, aos munícipes, produzirem vinho de Carcavelos.

Com vista deslumbrante para o mar, a Quinta da Bela Vista, em Carcavelos, ganhou mais vida depois da intervenção feita no terreno que outrora se encontrava coberto de mato e sem uso.  Paulo Martins, um dos proponentes do projeto, levou a ideia de dar nova vida a este espaço ao Orçamento Participativo de 2012 e em dia de inauguração revelou o seu agrado pela conclusão da obra: “Foi uma tarefa difícil, nada consensual entre os moradores mas felizmente toda a população pode usufruir deste espaço de natureza mas sobretudo de humanismo.” 

O Parque da Quinta da Bela Vista, com uma área de 7130m2, tem agora equipamento infantil, circuito de manutenção, relvado destinado ao lazer e uma área considerável dedicada a Hortas Comunitárias. São 22 talhões onde, para além de uma área dedicada à produção de produtos biológicos, existe uma área para produção de vinho de Carcavelos. A Vinha Comunitária é uma inovação no âmbito deste projeto municipal que, ainda em fase de desenvolvimento, permitirá aos munícipes produzirem o famoso vinho de Carcavelos. Para o jovem casal Jorge e Cláudia Miguel, com dois filhos, ter um talhão para a sua própria horta é a possibilidade de manter uma alimentação mais saudável mas sobretudo “ter contacto com a natureza e fazer tarefas em conjunto” confessam.

Abílio Guerreiro e Fátima Bento são outros dois horticultores que irão aproveitar o respetivo talhão para cultivar ervas aromáticas e leguminosas, logo após o curso de agricultura biológica promovido pela Câmara Municipal de Cascais (CMC). Esta é a 12ª horta comunitária num concelho que conta já com 220 parcelas em todo concelho.

Com um valor de 150.000 euros, a Câmara Municipal de Cascais e os propoentes procuraram encontrar uma solução de baixo custo sem comprometer a funcionalidade, segurança e manutenção futura da zona. “O percurso que foi feito com todas as pessoas foi muito benéfico. Esta intervenção requalificou o espaço, criou novas valências e permite reforçar o espirito de comunidade”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Um novo lugar que veio acrescentar valor para as pessoas e igualmente para o território.