CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais com primeira área marinha protegida de gestão municipal

Terça, 31 Janeiro 2017
Área Marinha Protegida das Avencas
A Zona De Interesse Biofísico das Avencas conquistou o estatuto de Área Marinha Protegida. Trata-se da primeira área marinha protegida de gestão municipal em Portugal, que possibilitou alargar a zona de conservação da natureza e dos ecossistemas entre as praias de São Pedro do Estoril e da Parede, num processo que contou com os contributos da população.

A gestão local deverá assegurar o uso sustentável do território e consciente por parte da população, preservação do habitat entre marés e educação ambiental relativamente à importância da área marinha. 

A nova classificação desta área marinha vem permitir atividades lúdicas como a pesca à linha e submarina, sendo necessário a obtenção do cartão de pescador sustentável. Continuam a ser proibidas atividades como a ancoragem de embarcações, a apanha de flora ou fauna, e a pesca de arrasto, entre outras atividades.

Em fase final de elaboração está o protocolo de Delegação de Competências entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Cascais.