CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais participa no I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica

Quarta, 19 Outubro 2016
Hortas de Cascais
O projeto Hortas de Cascais vai estar em destaque no I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, que se realiza nos próximos dia 20 e 21 de outubro. A iniciativa tem a organização da Associação Portuguesa de Horticultura, e conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais e da CERCICA.

Além da experiência de Cascais e de outras entidades nacionais, o colóquio conta com a participação de investigadores, movimentos sociais, e oradores de referência do Reino Unido, Itália, Holanda e Espanha, que vêm partilhar os seus trabalhos.

A Horticultura Social e Terapêutica agrega temáticas como inclui programas de hortas urbanas, de educação ambiental e de apoio a pessoas idosas promovidos por instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior e outras, e têm por objetivo contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas, nomeadamente da sua saúde física, mental e emocional.

O Programa Hortas de Cascais, que se encontra em expansão, tem sido uma importante alavanca social ao funcionar como “criador” de comunidades, estimulando o companheirismo e a interajuda nas comunidades locais, além de fomentar as relações entre gerações. Iniciado em 2009, o programa conta com um total de 17 Hortas Comunitárias e uma Horta Associativa em funcionamento, que abrangem 344 famílias. Até ao final deste ano 3 novas hortas deverão ser inauguradas, beneficiando mais 81 famílias. O programa engloba ainda o apoio no desenvolvimento de hortas nas escolas e em centros de dia, tendo avançado neste ano para a componente de Produção Comunitária, com uma Vinha e um Pomar.