CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Ambiente mostra como dar nova vida aos resíduos

Quinta, 16 Novembro 2017
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2017
De 18 a 26 de novembro vamos “Dar uma nova vida” aos resíduos em Cascais. Na lógica da Economia Circular, mostramos que é possível valorizar os resíduos transformando-os em recursos com uma nova utilização.

O mote é da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2017 e serviu de inspiração a várias iniciativas que vão decorrer nestes dias, junto da população do concelho de Cascais.

No dia 23, por exemplo, o Mercado de Carcavelos será invadido por sacos originais e reutilizáveis, feito pelos alunos do colégio St. Jullian's School, em Carcavelos.

Os sacos resultam da transformação de t-shirts já sem uso, que sobraram de uma antiga campanha publicitária. A ação (SacOff) contou com o apoio dos utentes do Centro Comunitário da Paróquia da Parede na transformação das t-shirts, numa aproximação e intercâmbio entre gerações. Os novos sacos serão distribuídos durante o mercado, como forma de sensibilizar para a reutilização dos materiais e redução da produção de resíduos (sobretudo sacos de plástico).

Entretanto, decorre em várias escolas públicas e privadas do concelho o concurso Eco-Mascote. O desafio, já lançado, era construir uma mascote da escola, recorrendo à reutilização de materiais. As mascotes a concurso serão votadas online durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2017.

Na EB1 Branquinho da Fonseca a ação “Escola mais ambiente” vai permitir a realização de uma auditoria ambiental à escola, feita pelos próprios alunos. As medidas de correção ambiental deverão ser implementadas posteriormente, ao longo do ano letivo.