Está aqui

Praia do Guincho

A praia Grande do Guincho localiza-se entre duas pontas rochosas, a ponta alta e a ponta do abano, tem uma grande extensão de areal, tanto em comprimento como em largura. De água límpida e cristalina, a praia Grande do Guincho é considerada uma das maiores praias do país, com elevada afluência de veraneantes, fazendo parte do Parque Natural Sintra-Cascais. É procurada também por praticantes de Surf, Windsurf e Kitesurf, onde são realizados campeonatos mundiais destas mesmas modalidades. 
A serra de Sintra e as dunas conferem um enquadramento paisagístico reconhecido internacionalmente. Devido à acção do vento, a praia depara-se a sul com o sistema dunar “Guincho-Cresmina”, de grande dinamismo geológico. Avistam-se dunas de vários tipos nesta praia: as dunas móveis embrionárias, que representam os primeiros estados de vegetação dunar; as dunas brancas, que constituem os cordões arenosos mais próximos do mar; e ainda as dunas cinzentas, as quais são fixas, estabilizadas e colonizadas por arrelvados vivazes mais ou menos densos e por abundantes tapetes de líquenes e musgos. 
Nesta praia é possível observar uma chaminé vulcânica, constituída por um importante afloramento de rocha basáltica, exposto durante a maré baixa. 

Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada, dispondo de um Posto Médico/Primeiros Socorros.
Para chegar a esta praia, pode optar por duas vias, seguindo pela estrada da Malveira da Serra, a N9, ou pela estrada do Guincho, a N247, até à praia. Nesta praia existe parque de estacionamento gratuito.

Utilize os autocarros com os números 405 ou 415 até à paragem do Guincho e faça o restante percurso a pé até à praia. O acesso ao areal pode ser feito por escadas ou rampa.

Linha verde

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede